Governança corporativa é a maneira com que o empreendimento administra seu negócio, isto é: a forma como organiza a sua estrutura de liderança e como funciona o conjunto de sistemas e processos usados para realizar a gestão de uma empresa. Seu conceito abrange: a direção, monitoramento (atuação de conselhos e auditoria externa), relacionamento com todos os stakeholders (partes interessadas) do negócio e transparência.

Empresas de qualquer porte têm por obrigação atuar de maneira ética e em conformidade com a lei, pois, se assim não for, pode haver prejuízos financeiros e de reputação. Assim, adotar as melhores práticas de governança corporativa significa incorporar, ao menos, quatro boas práticas de gestão: transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa (este último diretamente relacionado com a letra “G” do ESG)

Na Governança corporativa relacionada à sustentabilidade ambiental e social dos negócios, que se convencionou chamar de ESG, os empreendimentos são focados não apenas no sucesso do negócio, mas também no seu papel social.

Nossa equipe pode ajudar sua empresa a aprimorar sua governança corporativa para adaptá-la às melhores práticas disponíveis, inclusive com base nos pilares indicados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com a finalidade de fortalecer o sucesso e sustentabilidade do negócio.